TPP®

TPPcapa

Terapia do Papel Profissional – TPP® é uma modalidade terapêutica psicodramática que ajuda pessoas a fazerem escolhas, assumirem posições, aprimorarem relações e desempenharem o papel social de maior presença em nossa vida – o papel profissional.

O processo de consolidar uma modalidade de atuação psicodramática é o resultado de estudos e práticas vividos no campo da psicologia aplicada ao trabalho, ao longo de vinte anos, em atividades como: gestão e planejamento em treinamento e desenvolvimento de pessoas, consultoria e aconselhamento, passando pelo Coaching (PNL) e Coaching com Psicodrama.

Escrever e publicar sobre a prática ajudaram a amadurecer a TPP®. Em 2011 o Ensaio Científico “Um Novo Mundo para o Trabalho Coaching”, no 17º Congresso Brasileiro de Psicodrama (SP); e, em 2013, a monografia Desenvolvendo Coaching através do Psicodrama, para titulação de psicodramatista nível I pela ABPS/SP.

A TPP® é uma prática com princípios, fundamentos e métodos da Socionomia de Jacob Levy Moreno, particularmente situada no campo da Sociodinâmica, tendo como principal fundamento a Teoria de Papéis. A Pedagogia Psicodramática, de Maria Alícia Romaña, dá a sustentação metodológica e configura esta modalidade no campo socioeducacional, sendo uma terapia de aprendizagem social do papel.

A TPP® possibilita um aprender e ensinar social contributivo para as pessoas na busca do significado social do trabalho em suas vidas. Em algumas sessões, a TPP® poderá ajudar a pessoa a lidar com novos rumos e conflitos, e inspirar respostas espontâneas, criativas e adequadas no âmbito do trabalho. Para conhecer o método e suas possibilidades, marque o primeiro encontro. O processo será consequência da percepção dos seus benefícios. O atendimento poderá ser presencial ou via Skype.

Acompanhe abaixo o depoimento de Luiza Barros, no momento da primeira divulgação da criação da TPP®:

Terapia do Papel Profissional – TPP ®-  um aprender e ensinar social

“…o importante é relacionar-se com o fenômeno e aprender com ele.” (ROMAÑA, 1985, p. 12).

Alguns sabem que na minha trajetória profissional de psicóloga, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, ocupei as posições de empregada, gestora, empresária e profissional autônoma, numa experiência de mais de trinta anos de vida, atuando em organizações públicas e privadas, em comércio, indústria, serviços e terceiro setor. 

Diferentes sistemas e grupos constituíram a minha vida profissional, onde assumi muitos papéis e funções: gerente de recursos humanos, consultora, instrutora de treinamento, educadora formadora, analista de projetos de educação corporativa, gestora administrativa e de redes, professora universitária, diretora de empresa, diretora de escola e supervisora de alunos. Também as minhas especializações em Gestão Pública, Dinâmica dos Grupos, Coaching e Psicodrama tiveram em comum o meu foco nos temas grupos, redes sociais, vínculos e papel profissional.

Sendo psicodramatista didata supervisora, assumi o lugar de pesquisadora que as formações em psicodrama fortaleceram em mim e realizei, ao longo destes anos, um trabalho de experimentação, sistematização e fundamentação, construindo um método, que hoje acredito estar consolidado em uma modalidade de trabalho sociodramático: a Terapia do Papel Profissional – TPP®.

No ano de 2011 postei no ciclo Publicações do 17º Congresso Brasileiro de Psicodrama, um ensaio científico com o título “Um novo mundo para o trabalho de Coaching”, onde contei a evolução, inspirada pelo psicodrama, do uso da metodologia coaching em meus atendimentos. Em 2012 escrevi uma monografia “Desenvolvendo Coaching através do Psicodrama”, pesquisa que apresenta a evolução da minha prática de trabalho, tendo a Socionomia como principal base teórica e metodológica. Entre 2013 e 2016, continuei minhas pesquisas e organização conceitual, como psicodramatista didata e supervisora, relatando parte desta experiência no artigo científico “Supervisão socioeducacional: compartilhando a construção do papel de supervisor em Psicodrama”, publicado na Revista Brasileira de Psicodrama (RBP-FEBRAP, Vol.2, Número 25, Ano 2017).

De 2017 a 2018, continuei a pesquisar e supervisionar práticas no campo do papel profissional e, principalmente, estudei e sistematizei as bases científicas do método. A TPP ® tem seus fundamentos na Socionomia (Psicodrama) de J.L. Moreno, mais especificamente a Sociometria e a Sociodinâmica, e ancoragem metodológica na Pedagogia Psicodramática de Maria Alícia Romaña.

Desejo contribuir com uma prática consistente no campo socioeducacional e organizacional. Acredito que pessoas e grupos ao fazerem escolhas mais espontâneas e adequadas e construírem relações de trabalho saudáveis, nos aproxima da utopia moreniana de fazer uma terapia para a humanidade (MORENO, 1992).

Assim, é com emoção e gratidão, a todos que contribuíram para esse fruto de vida, meus complementares, meus clientes, colegas psicodramatistas e minha supervisora, que compartilho com vocês a criação da Terapia do Papel Profissional – TPP®.