Psicodrama

Mais conhecida pelo nome do seu principal método (o Psicodrama), a Socionomia, criada por Jacob Levy Moreno, é a ciência que está na origem dos estudos e das práticas de tratamento e desenvolvimento de grupos. Vem ajudando pessoas a lidarem com suas realidades pessoais, grupais e sociais de modo mais consciente, criativo e espontâneo, promovendo, assim, mais saúde para suas relações.

Conheça neste vídeo um pouco sobre a história do Psicodrama no Brasil.

Veja também:

Livro MASP 1970: O Psicodrama, por Norival Albergaria Cepeda e Maria Aparecida Fernandes Martin

livro_masp 1970 psicodramaUtilizando uma linguagem didática e envolvente, esta obra histórica aborda a chegada do psicodrama ao Brasil e os feitos de pessoas que, apaixonadas por esse referencial teórico-prático, não mediram esforços para trazê-lo às terras brasileiras. Partindo de ampla pesquisa histórica e de entrevistas com os primeiros psicodramatistas brasileiros, o livro penetra nos bastidores da realização do V Congresso Internacional de Psicodrama e I Congresso de Comunidade Terapêutica, realizado no Masp em 1970. O evento, ocorrido em plena ditadura militar, reuniu cerca de 3 mil pessoas, que procuravam conhecer e vivenciar aquela nova proposta de trabalho e de relação.

Livro Psicodrama Brasileiro, por Julia Maria Casulari Motta

livro_psicodrama brasileiroObra que reúne a mais ampla pesquisa já feita sobre o desenvolvimento do psicodrama e dos psicodramatistas no Brasil, este livro é fruto do esforço de diversos profissionais – entre eles Wilson Castello de Almeida e Devanir Merengué – que pesquisam ou compartilham suas memórias. A idéia não é ser um livro hegemônico, e sim mobilizador de novas experiências.